Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de junho de 2011

É dia de cinema

Para os órfãos do cinema da Academia de tênis e do Casa Park, o Centro Cultural Banco do Brasil traz boas novas. O projeto intitulado “Inéditos em Brasília” está na cidade com 13 filmes em cartaz. São longas produzidos em diversos países como Argentina, França, Alemanha, Islândia, Dinamarca e Irã. Uma excelente oportunidade para conhecer o trabalho de cineastas, que para muitos, são desconhecidos, além de sair da rotina dos recordes de bilheteria.

A mediadora da mostra, Vanessa Avelar, explica que a idéia de trazer o projeto para o Distrito Federal foi uma parceria da Cult Vídeo e da produtora Sétima, que sentiram a necessidade de revelar filmes não lançados no circuito comercial. “A exposição cinematográfica é um verdadeiro enriquecimento cultural. Uma viagem a outros lugares através da tela, com formatos diferentes dos usuais e totalmente inéditos”.

Os gêneros e as linguagens são variados e para todos os gostos. Tem comédia, drama, animação infantil, romance, documentário, suspense e ficção. Assim como eu achava, tem muita gente que considera filme cult sinônimo de filme chato, mas não é bem assim não. Pelo contrário. As histórias podem surpreender positivamente o público com enredos que fogem do tradicional, de uma mesmice, onde na metade da história já se pode adivinhar o final.

Fora do comum é o caso do longa Iraniano “Antes da lua cheia”, que mostra o trajeto de um músico curdo com a missão de fazer um conserto no Iraque, logo após a queda de Saddam Hussein. Um ancião o advertiu que algo terrível aconteceria se ele continuasse a viagem. O perigo não foi empecilho para o músico, que não tocava há mais de 35 anos. Para quem não é acostumado, só de pensar que o filme é do Irã, não dá curiosidade em conhecer o lado cinematográfico deles? Que por sinal, não fica devendo nada para filmes de circuito comercial.

Três brasileiros participam da mostra: “A casa verde”, “Moscou” e “O grão”. O estudante de direito Victor Verissímo assistiu “O grão” e aprovou. Para ele as cenas misturam traços de drama e fantasia, o que deixa a história envolvente e mais interessante. “O filme fala de uma vó que tenta preparar o neto para sua morte, inventando contos sobre uma realeza fictícia que também lidam com a perda. Uma boa maneira de aproximar o irreal com a realidade”.

A turista paulistana Cristina Abe, que visita Brasília pela primeira ficou encantada com os pontos turísticos da cidade como o Memorial JK, a torre, Ermida Dom Bosco e a Catedral. Ao visitar o CCBB, descobriu a mostra de cinema e mesmo sendo um fato atípico para ela, diz que valeu a inusitada experiência de ver um filme estrangeiro, especialmente sem pagar nada. “Em São Paulo é tudo muito exagerado. Para irmos ao cinema temos que desembolsar quase 30 reais. Fiquei surpresa quando vi projeto daqui, não sabia que estava tendo. Adorei o finlandês “O ciúme mora ao lado”.

A exposição fica aberta até o dia 15 de maio. São quatro sessões por dia, com horários variados e entrada gratuita. Basta conferir aqui a programação, pegar o ingresso na bilheteria e bom filme!

E Mais no CCBB

Quem visitar o CCBB, além de assistir filmes pode viajar por outra cultura: a islâmica. A exposição Islã – arte e civilização mostra uma parte significativa do legado artístico de vários países de cultura islâmica. São mais de 300 peças que compõe um retrocesso histórico de mais de um milênio atrás. Por meio cerâmica, ourivesaria, arquitetura e representações abstratas é apresentado um mundo diferente, onde há um vínculo direto com a religião local e o sagrado. Deus é único para eles, mas sua criação é múltipla. Essa multiplicidade que forma a identidade mulçumana, pode ser vista e melhor entendida na mostra. Na dúvida, há mediadores para explicar as curiosas histórias islâmicas.

A exposição está aberta a visitação de terça a domingo, das 9 da manhã às 9 da noite, até o dia 3 de julho. A entrada é Franca.

Não sabe como ir para o Centro Cultural Banco do Brasil?

O CCBB disponibiliza ônibus gratuito, das 11 da manhã às 11 da noite, de terça a domingo. O ônibus é identificado com a marca do Centro Cultural. Veja os horários e locais aqui.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Matéria muito boa! Pois o cinema da academia de tênis tinha muitos frequentadores que ficaram sem opção de assistir os vídeos "cults".
    Lucas.

    ResponderExcluir