Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Um passeio pela história no Memorial JK


Para homenagear Juscelino Kubistchek, está na cidade a exposição fotográfica “JK e as personalidades do século XX”. São 20 fotos do ex-presidente com artistas, políticos e outras personalidades. Uma verdadeira volta no tempo para relembrar aquele que marcou a história de Brasília. A curadora do evento Daiana Castilho Dias atenta para o objetivo da mostra que é o enriquecimento cultural por meio de uma época totalmente diferente da atual. “O projeto vem da percepção da atuação do JK em favor da área da cultura e seu amplo relacionamento em todas as esferas sociais de Juscelino. Assim, a idéia central é apresentar essa característica multifacetada do JK e ao mesmo tempo despertar o interesse do público para um período áureo da cultura brasileira”, conta Daiana.

Influente como era, JK conheceu diversas pessoas consagradas pela história, saindo do seu mundo político e alcançando também o mundo artístico. Como é impressionante ver como o tempo passa e a velhice chega também para as celebridades. É o caso de Kubistchek ao lado do ator de Hollywood, Marlon Brando – considerado o galã da década de 50. Quem recorda de seus últimos filmes, quase não vê mais sua marca registrada de bonitão, apesar do artista continuar charmoso aos olhos de muitas mulheres.
Marlon Brando bem mais velho (esq) e mais jovem ao lado de JK (dir)

Os mais jovens nem sabem quem é o ator ou muitos outros com JK nas fotos, entretanto, consideram o passeio uma oportunidade para aprenderem sobre o assunto. Amanda Cerilo e Rafael Baroni, ambos de 18 anos aceitaram o convite, viajaram na história do ex-presidente e se surpreenderam. “Achei muito legal saber mais de JK. Sempre pensei que ele tinha idealizado Brasília e pronto. Ele também governou o país por cinco anos e ainda foi prefeito, deputado e senador. Pelas fotos deu para perceber como era popular. Hoje entendo a falta que alguns dizem que ele faz”, afirma Amanda. “Gostei da exposição e também do Memorial JK, onde eu nunca havia visitado. Adoro fotos antigas para ver o antes e o depois das pessoas, mesmo não conhecendo a maioria das pessoas. Pena JK ter morrido tão cedo, sempre vou ter a mesma imagem dele, não envelhece nunca”, diz Rafael.

JK com o líder cubano Fidel Castro
A mostra também traz momentos marcantes de JK com Grande Otelo, Milton Nascimento, Fidel Castro, John Kennedy, Louis Armstrong e outros. De acordo com o jornal Correio braziliense, com Juscelino Kubistchek o país conheceu um dos períodos de mais desenvolvimento em sua história, marcados por um forte sentimento de otimismo. Importantes movimentos culturais surgiram como as Chanchadas da Atlântida, do Cinema Novo, da Bossa Nova. JK, então, popularizou-se como líder moderno, atuante, amante das artes.


O Memorial JK é muito procurado pelos turistas. Lá estão as lembranças do homem que tanto fez pela cidade de Brasília. Para quem mora aqui a vida inteira e só conhece o museu de ouvir falar, ou quem só visitou em passeios de escola quando criança, fica a dica para saber mais e melhor sobre a história de Brasília e seu idealizador.

 
JK e as personalidades do século XX está em cartaz até o dia 31 de junho.
As visitas estão abertas ao público de terça a domingo, das 9h às 18h.
Entrada Franca.
Mais informações: 3225-9451


Juscelino Kubistchek

Juscelino nasceu em Diamantina, em Minas Gerais, no dia 12 de setembro de 1902. Aos 17 anos foi aprovado no concurso de telegrafista dos Correios em Belo Horizonte. Essa foi a oportunidade que JK encontrou para realizar seu grande sonho de tornar-se médico. Seu sonhou foi realizado em 1927 e em seu baile de formatura, conheceu Sarah Gomes de Lemos, que viria a ser sua esposa quatro anos depois.

A vida política começou com a Revolução Constitucionalista de 1932, onde foi convidado a assumir o cargo de Secretário do Governo de Minas Gerais. Aceitou relutante, pois não queria deixar a profissão de médico. Mal sabia onde chegaria como político.

 Depois de um currículo extenso como deputado, prefeito, governador, candidatou-se a Presidente da República em 1955, com o objetivo de trabalhar e se responsabilizar pelo povo. Promessa que foi acatada por quase 4 milhões de pessoas, que o elegeram.  Como parte de suas promessas estava o  “Plano de metas”, que traçava avançar 50 anos em 5, melhorando a educação, energia, transporte, indústrias, educação e a construção de Brasília. O projeto foi considerado um sucesso na época.

A construção da nova capital foi decretada por lei, em setembro de 1956. O Catetinho foi o primeiro lugar a ser construído – era onde JK se hospedava quando vinha acompanhar as obras de Brasília, duas vezes por semana. Pessoas de todas as regiões vieram ajudar na empreitada e em 21 de abril de 1960 a cidade foi inaugurada como a realização de um sonho.

Após seu mandato, foi eleito senador pelo Goiás, mas com grandes chances de voltar à presidência em 1965. Em 1964, estoura uma revolução e JK tem seu mandato cassado e os direitos políticos suspensos por 10 anos. Com isso, resolveu se exilar por alguns anos. De volta ao Brasil, fundou o banco Denasa, onde trabalhou até 1975.

Juscelino Kubistchek morreu em 1976, vítima de um acidente de trânsito no Rio de Janeiro. Há quem diga que foi planejado.

Fonte: http://www.memorialjk.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário