Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Clube de leitura

A leitura é considerada um fator de suma importância para o enriquecimento social e cultural de uma pessoa. Quem lê, fala melhor, se expressa melhor, escreve melhor. E as vantagens não param por aí. Com o tempo, os livros viram um vício bom e se transformam em hobbies,  descanso para a mente, relaxamento.

Para incentivar as pessoas a se apaixonarem pelos livros, a livraria Cultura lançou o projeto Clube de leitura. Toda primeira segunda-feira de cada mês a loja do Iguatemi Shopping, no Lago Norte, abre suas portas para o público debater histórias e pensamentos, baseado em uma obra literária. Funciona assim: a mediadora traz duas opções de livros, o grupo escolhe um e tem quatro semanas para lê-lo. No dia do clube, o que não falta é discussão, de maneira construtiva e saudável.

Lucília (de vermelho), Rosane e Vera
Liliane Almeida, Lucília Garcez, Rosane Lobo e Vera Malta são participantes assíduas. Todas com idades entre 40 e 60 anos. Para elas, a proposta do clube é excelente, pois, além de ser uma troca de visões diferenciadas, ainda as obriga a ler pelo menos um livro por mês. O que para a professora aposentada da Fundação Educacional, Lucília Garcez, ainda é pouco. “Leio mais de dois livros por semana, tenho a vantagem de ter mais tempo para isso. Às vezes, leio um livro e esqueço que o li e leio de novo. A desvantagem de ser mais velha”, conta aos risos.

Apesar de ter mais idade, Lucília é a mais falante. Como ex-professora, ela diz que a maioria dos educadores não são leitores e ao passar os livros para os alunos lerem, já os advertem da chatice que enfrentaram. “O problema é que o governo só permite que livros de domínio público entrem na lista dos vestibulares, pois esses estão disponíveis pela internet para quem não tem como comprar. Para isso, o livro tem que ter no mínimo 70 anos. A linguagem é difícil. Mas ao invés do professor procurar meios de incentivo, vai logo dizendo que é chato”, lamenta.
Para a economista Vera Malta, o incentivo tem que vir do berço. “Os pais são responsáveis pela educação de seus filhos. Se eles são leitores, logo, os filhos têm mais chances de serem também por terem o exemplo dentro de casa. Pai e mãe tem que ler para seus filhos desde cedo”, adverte.

É o caso da mediadora do grupo, Michele Veloso, de apenas 23 anos. Ela conta que seu gosto pelos livros vem desde pequena pelo apoio de seus pais. “Fui uma criança “espoleta”, mas tinha meu momento calmo para leitura. Teve um “dedo” da escola, mas os créditos vão para meus pais que compravam livros infantis e os lia para mim. Aos 10 anos, já tinha lido mais de 40 obras”, diz.

O grupo não tem jovens, o que para os participantes faz falta. “Sempre alternamos entre um clássico e um contemporâneo. Seria muito bom saber a opinião dos mais jovens, ver como eles pensam, especialmente sobre obras antigas, muito antes de eles nascerem. Seria, de certa forma, uma maneira de abrir seus horizontes”, conta.

O clima do clube de leitura é muito agradável. As idéias que divergem são respeitadas e discutidas. A história do livro passa a ser comparada com a realidade do Brasil, do mundo e com outras obras. A conversa às vezes é tão boa que sai do enredo do livro, vai até para assuntos pessoais da vida de cada um. E aí ouve-se a voz da mediadora: “Vamos manter o foco no livro”.

Para quem se interessou, ainda dá tempo de participar do próximo encontro no dia quatro de julho. O livro que será abordado é “Um diário”, do autor Robert Walser. Para não chegar cru de tudo, é bom dar uma folheada, saber do que se trata. Mas também há a opção de fazer uma visitar, ver se agrada e já voltar com a missão do próximo livro para casa. Vamos gente, coragem! Uma hora por mês, que servem de bagagem para o resto da vida.

Serviços:
Clube de leitura
Toda primeira segunda-feira do mês. Das 19h30 às 20h30.
Na Livraria cultura, do Shopping Iguatemi, no Lago Norte. Não sabe onde é? Clique aqui.
Entrada franca.

Para quem acha o Lago Norte muitooo longe, tem a opção de freqüentar no Casa Park.
Clube de leitura
Toda última terça-feira do mês. Das 19h30 às 20h30.
Na Livraria cultura, do Casa Park. Não sabe onde é? Clique aqui.
Entrada Franca.

4 comentários:

  1. Preciso falar com vc com urgência. bjs Solange

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Primeiramente, parabéns pelo blog! Muito legal! Tenho acompanhado cotidianamente! Tô aqui pra convidar você a conhecer minha primeira obra literária "Adoráveis Homens Errados". Lancei em março e ela chegou a ficar em primeiro lugar na categoria humor da amazon.com. É uma leitura leve e divertida, um "chick-lit" nacional que conta um pouco sobre as aventuras da mulher contemporânea na busca pelo parceiro ideal. O site é adoraveishomenserrados.com Lá você encontra o impresso pela Clube de Autores e o ebook pelo kindle. Espero que curtam!
    Abraço, Biba Gomes

    ResponderExcluir
  3. Oi Fabiana e Roselisa, fiz esse blog em 2011 como produto da minha monografia em Comunicação Social e nunca mais o atualizei. Fiquei feliz com esses dois comentários. Tenho um monte de coisas para falar sobre cultura. Vamos retomar o blog? Beijinhos...

    ResponderExcluir